SEJA BEM VINDO

Rádio Fusion - 24 hs de Música

Do iníco a atualidade...

No ano de 1961, o município de Agudos foi presenteado com mais uma escola estadual. Foi a terceira escola pública a ser criada, e surgiu em decorrência da necessidade, pois no bairro não havia nenhuma outra.

Foi criada pela Lei 6332, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 28 de setembro de 1961. Sua instalação somente ocorreu no ano de 1963. Neste período, o Sr. Alceu Sormani, professor, foi nomeado para cuidar da montagem e organização da escola, desde seu mobiliário, até o recebimento de matrículas. Para tanto, três funcionários públicos estaduais foram requisitados pelo Sr. Alceu, para ajudá-lo nestas tarefas: João Pereira da Silva, Alba Mainini e Jandira Carrinho Ortensi.

Com a Lei 7.781, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 30 de janeiro de 1963, oficialmente foi divulgado o nome do patrono: Padre João Batista de Aquino. Homenagem a uma pessoa muito influente politicamente na cidade de Agudos.

Efetivamente começou o seu funcionamento regular no ano de 1964, sendo a primeira Diretora, a Srª Catharina Morad e o Sr. Alceu Sormani permaneceu na escola como Assistente Escolar, substituindo direção eventualmente.

Já desde o início foi frequentada por públicos bastante desiguais, não na idade cronológica, mas em relação às diferenças em suas procedências socioeconômicas.

O projeto inicial de arquitetura de seu prédio foi conservado até os dias de hoje. É bem diferente de todas as outras escolas da cidade: pátio bem amplo, acolhedor e com uma administração voltada para a parceria, união e democracia de seus integrantes, caracterizando-a assim como “Escola Acolhedora”.

Ela avançou, projetou-se, produziu memórias, marcou e vem marcando presença no bairro e nas comemorações do município, seja pelos projetos educacionais da Secretaria Estadual de Educação ou o através de parcerias junto a Prefeitura Municipal da cidade, ELA FAZ E É NOTÍCIA!!!!!!

Atualmente, sua equipe gestora é formada por profissionais que assim a administram: Direção Profª Nirde Rosalin Barbieri, Vice-Direção Profº Claudius Luiz Capellini, Professor Coordenador de Ensino Fundamental Ciclo II Profª Célia Regina Assoni e Professor Coordenador de Ensino Médio Profª Eliane Maria de Ávila, além de um excelente corpo docente e funcionários exemplares que, não medem esforços para o sucesso de sua comunidade escolar.

Muito mais do que um prédio que agrupa pessoas para trabalharem, ensinarem, aprenderem... Ela é viva, pulsante, vibrante gerando a grande essência para a vida, ou seja, A EDUCAÇÃO FORMAL, SOCIAL E SOLIDÁRIA DE SUA COMUNIDADE ESCOLAR!!!

Pesquisa na Internet - Google

História do Patrono Pe João Batista de Aquino


 
João Batista de Aquino, nasceu em Itaporanga (SP) em 1898, cursou o seminário em Botucatu, tendo sido ordenado sacerdote aos 07/03/1925.
Em 13/04/1925, chegaria em Agudos para tomar posse de sua primeira paróquia, cargo que exerceu até o ano de 1939.
A personalidade do padre João Batista tem sido definida por biógrafos como realizador incansável, exemplo de bondade, abnegação e desprendimento, paladino da instrução; inteligente, emotivo, às vezes terno e ingênuo como uma pomba, outras vezes, astuto e ágil como uma raposa.
Líder nato, sempre lutando sem desanimar, dedicou-se ao sacerdócio, à educação, ao jornalismo e à política.
Educador, foi chamado de “semeador de escolas”. Fundou o Externato São Paulo, liderou a construção do Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração e conseguiu autorização para o funcionamento da mesma escola, tendo sido o seu primeiro diretor.
Político. Ah! A política era uma de suas grandes paixões. Foi vereador em Agudos, de 1952 a 1955, e prefeito municipal designado em 1931 e de 1942 a 1947 e, eleito pelo povo, de 1948 a 1951.
Em meados da década de 50, transferiu-se para a cidade de Adamantina ( SP ), onde continuou demonstrando seu dinamismo em atividades religiosas, políticas, educacionais e assistenciais, tendo sido eleito prefeito municipal, em 1957.
Em fins de 1961, padre Aquino, muito doente, muda-se para a cidade de São Paulo, onde, em companhia de sua irmã Helena, teria recursos médicos necessários para o restabelecimento da saúde. Nessa data, passou por Agudos, com destino a São Paulo e aqui foi recebido por uma multidão que o esperava na Estação Soorcabana. Foi a última vez que padre Aquino viu Agudos, a “menina” de seus olhos”, como ele mesmo dizia.
Faleceu no ano de 1962, com 64 anos de idade, em São Paulo.
Agudos mantém vivas na memória as realizações do padre Aquino. Além disso, homenageou-o, dando o seu nome a esta escola.

Nenhum comentário:

EE Pe João Batista de Aquino

Minha foto
Agudos, São Paulo, Brazil

Seguidores

visitas